Minha Figura

Índice de infestação da dengue cai em Timon

23.10.13
A Secretaria Municipal de Saúde de Timon realizou, na primeira quinzena deste mês de outubro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA), Durante a ação, 36 agentes de controle de vetor realizaram a amostragem, pesquisando imóveis de diferentes áreas do município para detectar a frequência de criadouros do mosquito transmissor da dengue e as ações eficientes de combate.

O último levantamento, realizado em março de 2013, apresentou índice em 4%, indicando situação de alto risco de epidemia. Já para este mês o índice foi de 1,8% o que corresponde a uma redução significativa na positividade dos criadouros. Para o próximo ano a intenção é reduzir mais ainda este índice, já que o percentual considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Neste mês de outubro, foram visitados em média 10.600 imóveis em toda a região de Timon. Após uma semana de coletas nas casas, as amostras foram enviadas ao laboratório da Funasa onde foram processadas. O coordenador do Controle de Endemias da secretaria, Dolamito Marques, explicou que a redução do índice mostra o envolvimento da população com o trabalho de conscientização realizado pelos agentes de Endemia.

“Nosso trabalho tem sido realizado com foco na conscientização da população. Temos alertado aos moradores de cada comunidade, através de informações educativas, sobre a necessidade de atenção permanente no combate à dengue, principalmente em bairros, como o Cidade Nova, onde observou-se que o índice de infestação do mosquito está um pouco elevado. Para combater essa situação, vamos intensificar o trabalho nessa localidade” afirmou Dolamito Marques.

O LIRA é um programa do Ministério da Saúde responsável pelo mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes Aegypti, identificando os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Ele permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Em Timon, a ação é realizada nos meses de janeiro, março e outubro. (Fonte: Ascom/Timon).

0 comentários:

Postar um comentário