Minha Figura

Deoclides Macedo mentiu sobre escolas em tempo integral

15.10.13
Do blog do Gilberto Léda

No desespero de tentar desqualificar o pré-candidato a governador Luis Fernando Silva (PMDB) – considerado o melhor prefeito do Maranhão inclusive por vários membros oposicionistas

– um texto espalhado  pela turma do gogó no fim de semana dizia que o peemedebista teria faltado com a verdade ao afirmar que São José de Ribamar é o único município do Maranhão a ter duas escolas em tempo integral direcionadas para o ensino fundamental menor e maior.

Só o fato de os Liceus Ribamarenses serem as melhores escolas do Maranhão – de acordo com o Ministério da Educação, que avaliou o Liceu Ribamarense I com Ideb de 6.8 e a segunda unidade com 6.3 -, já era motivo suficiente para a turma do gogó baixar a crista.

Mas insistem em criar factoides. E o da vez é o de que o ex-prefeito ficha-suja Deoclides Macedo (PDT) teria construído duas escolas em tempo integral quando administrara Porto Franco.

Ocorre que o pedetista não só não construiu escola alguma em tempo integral para o ensino fundamental, como a avaliação dessa que existe em Porto Franco está longe de alcançar a avaliação do Ideb obtida pelo Liceu Ribamarense I (6.8), a 48ª melhor escola de ensino fundamental do país.

Pior. A mencionada ETI Paulo Freire de Porto Franco, que conseguiu só 4.2 no Ideb, e só atende ao ensino fundamental menor, foi construída pelo então governador Jackson Lago (PDT) para ser uma escola de ensino médio.

O que o Deoclides fez foi usar um prédio para atender adultos e adaptá-lo para crianças. Uma verdadeira afronta aos educadores que conceberam a ideia de ensino em tempo integral, que defendem que escola do tipo deve começar do chão desde sua concepção.

Quanto à segunda escola mencionada por Deoclides Macedo, ETI Professora Licinha, o próprio ex-prefeito se contradiz na açodada “auto-propaganda”. Trata-se de escola em tempo integral para pré-escola, ou seja, uma “quase-creche” dessas que existem em praticamente todos os municípios do Maranhão.

Ou seja, não adianta mentir porque mentira tem perna curta. E a verdade continua sendo uma só: os dois Liceus Ribamarenses são as duas únicas unidades do Maranhão para ser, de fato e de direito, educação em tempo integral. E foram construídas por Luis Fernando.

0 comentários:

Postar um comentário