Minha Figura

Crime de improbidade! Ginásio Poliesportivo do povoado Engenho D’água recebe nome do ex-vereador Ximenes e município pode ser acionado pelo MP

17.10.13
Vergonha! Mesmo conhecendo as leis, prefeito permite a ilegalidade ao 
atribuir nome de pessoa viva a prédio público

Caxias aos poucos parece que vai voltando ao tempo da arbitrariedade na política.

A última do prefeito Léo Coutinho, um profundo conhecedor das leis (é procurador concursado dos estados do Piauí e Ceará), foi batizar o ginásio poliesportivo do povoado Engenho D’água com o nome do ex-vereador Antonio Ximenes.

A atribuição de nome de pessoas vivas a prédios públicos é vedada em vários artigos da Constituição.
Deputada Cleide Coutinho, prefeito Léo Coutinho, vereadora Ana 
Lúcia Ximenes (esposa do beneficiado) e o próprio beneficiado, 
Antonio Ximenes (ao fundo) descerram a placa inaugural

Em artigo publicado em conceituada revista jurídica, o desembargador do TJ da Bahia, Antonio Pessoa Cardoso é claro quanto a ilegalidade desse ato.

“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

Essas regras, na expressão de Miguel Reale, estão para a ciência do direito como as colunas para um edifício; são as vigas que alicerçam e sustentam a democracia.

Antes da Constituição cidadã, a Lei 6.454/77 já proibia a atribuição “de nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União, ou às pessoas jurídicas da Administração indireta”, extensiva às entidades que recebem subvenção dos cofres públicos federais”, cita o desembargador no artigo.

A atribuição de nome de pessoas vivas a logradouros públicos ofende o princípio da impessoalidade, positivado no caput do art. 37 da Constituição Federal, caracterizando-se como desvio de finalidade, conduta vedada pelo § 1º do art. 37 do texto constitucional, por redundar em promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Tendo no povoado Engenho D’água um reduto eleitoral há várias eleições, os dividendos políticos que poderão vir com a exposição do prédio público com o nome do ex-vereador Antonio Ximenes, torna-se mais grave, pois o mesmo não pôde se candidatar nas últimas eleições por conta da aplicação da Lei da Ficha Limpa, haja vista que o mesmo possui sentença transitada em julgado na Justiça Eleitoral.

Apesar de não ter o beneficio direto da exposição do seu nome, sua esposa, Ana Lúcia Ximenes, que também tem no referido povoado forte reduto eleitoral, acaba sendo beneficiada com a propaganda do nome do esposo, fato que pode lhe trazer enormes benefícios nas próximas disputas eleitorais.

O site da Prefeitura de Caxias deu ampla divulgação para o nome do ginásio poliesportivo que leva o nome do ex-vereador Antonio Ximenes, o que acaba agravando a exposição e a irregularidade do ato promocional.

Com a palavra o Ministério Público.

8 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    E o predio do tribunal de contas Roseana Sarney Murad?

  1. Anônimo disse...:

    COMO TAMBÉM EXISTE DO VEREADOR CATULE, IRONALDO.

  1. Anônimo disse...:

    e as escolas?

  1. Anônimo disse...:

    caxias é uma cidade sem lei enquanto o nosso mandatário conhece as leis de trás pra frente ou finge que conhece vive a mercê dos figurões de colarinho e o ministério publico é um órgão cego que vê e sabe das enrolações que a cidade passa e não faz nada.

  1. Junior cesar disse...:

    Saba pq vc nao responde que só o que tem no maranhao e prédios com o nome dos sarneys, será se vc e imparcial o suficiente pra criticar isso, ou só do vereador Ximenes que e de situação e vc nao concorda...aproveita aí e ver o ginásio do Ipem com o nome do Ironaldo , ver a escola do vereador Catule que e seu amigo, vc nao pode ter dois pesos e duas medidas.....Julio César da Cohab

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Caro Julio César ou Junior Cesar? Amigo, vc está escrevendo seu nome de duas formas. Bem, sou contra nome de pessoas vivas em prédio público. Na época do ginásio do Ipem com o nome do Ironaldo, denunciei no meu jornal dos cocais e isso causou grande problema entre eu, o Ironaldo e o então prefeito Humberto Coutinho. Denunciei de tal forma que, apesar do ginásio ter o nome do ex-presidente na placa de inauguração, em frente ao ginásio nunca fizeram o letreiro com o nome de 'batismo' do prédio. Jornalista, blogueiro ou cidadão faz assim: denuncia e espera a manifestação da Justiça.

  1. Anônimo disse...:

    O peixe morre pela boca...

  1. Anônimo disse...:

    Acho que esse nome do Ginásio eh do pai do Ximenes

Postar um comentário