Minha Figura

Prefeitura de Timon apresenta contas referentes ao 2º quadrimestre de 2013

30.9.13
Técnicos e representantes do poder público municipal estiveram na manhã desta segunda-feira (30), em Audiência Pública na Câmara Municipal, para discussão e apresentação das contas do segundo quadrimestre da Prefeitura Municipal.

A apresentação das contas cumpre os requisitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Sebastião Filho, o momento também reflete um estilo de gestão que prima pelos princípios da transparência e moralidade das ações. “Todas as nossas ações, sejam setoriais ou globais, são regidas por estes dois princípios que marcam nossa maneira de administrar a cidade”, relatou.

Os relatórios técnicos foram apresentados pelo assessor especial da Prefeitura, Raimundo Lima, que demonstrou todos os dados de execução orçamentária, explicando as origens de recurso do município. “Recursos próprios atualmente representam apenas 10,60%, o que mostra a nossa total dependência e necessidade de uma maior rigidez no controle das despesas, em consonância à queda constante das transferências federais”, ressaltou.

Despesas

O total de despesas neste exercício até o mês de agosto foi representada nos gráficos pelos seguintes números: amortização da dividida ficou em 3,20%, investimentos, 2,76%, outras despesas correntes, 23,67%, e despesas com pessoal e encargos sociais, 70,37%. O assessor seguiu relatando a dificuldade contributiva do município, que é muito pequena, o que acontece na maioria dos municípios das regiões Norte e Nordeste. “Por isso devemos administrar com rigor e com muita contenção de despesa”, ressaltou.

As dívidas previdenciárias corriqueiras no exercício da administração pública se transformaram em valores astronômicos. “Só para o conhecimento, em 2013 nós negociamos R$ 63 milhões com a Previdência Social e R$ 50 milhões com o IPMT de débitos referentes a pleitos anteriores. Tudo isso foi sacrifício da administração do prefeito Luciano para poder recuperar a credibilidade da Prefeitura junto ao Tesouro Nacional que, depois de oito anos, voltou a ficar limpa para pleitear qualquer fonte de recursos federais”, enfatizou Raimundo Lima. (Fonte: Ascom/Timon).

0 comentários:

Postar um comentário