Minha Figura

Instaurado Inquérito Civil para apurar indícios de improbidade administrativa em Licitação de publicidade do governo Léo Coutinho

11.9.13
MP em Caxias é atuante
Após duas notificações recomendatórias pedindo a anulação da Concorrência 005/2013 que visa contratar agência de publicidade para fazer os respectivos serviços de propaganda do município de Caxias, a Promotora de Justiça, Carla Mendes Pereira Alencar, instaurou Inquérito Civil (Portaria 002/2013 - 1ª PJCax.) para apurar as suspeitas de irregularidades na referida licitação.

Prefeito insiste em ir adiante
com licitação irregular
O leitor deste blog já está familiarizado com as irregularidades constantes na milionária licitação de publicidade que está sendo feita pela Prefeitura de Caxias. São erros e incongruências gritantes em vários pontos do edital que regulamenta a concorrência e que não garante a participação de empresas de igual pra igual, haja vista que o mesmo não respeita as normas e regras da Lei 12.232 que regulamenta as licitações de publicidade no Brasil.
CPL de Caxias é a “casa dos horrores”
do governo Léo Coutinho

Criada em 2010 para coibir direcionamentos e irregularidades nesse tipo de licitação, a Lei 12.232 é de autoria do atual ministro da Justiça, na época deputado federal José Eduardo Cardoso. A ideia era impedir que pseudos publicitários, iguais a Marcos Valério, operador do mensalão, pudessem participar do certame. A intenção do autor da Lei era garantir que somente empresas de publicidade reconhecidamente da área pudessem participar.

Bem, Léo Coutinho parece que quer rasgar uma Lei criada há pouco mais de 2 anos.

Mesmo com a primeira notificação recomendatória do MP pedindo a anulação do certame, o governo Léo Coutinho não cumpriu o acordo de esclarecer os pontos obscuros do edital e resolveu levar adiante um processo recheado de suspeitas e dúvidas.

Por conta das constantes negativas do município em não cumprir suas recomendações, a promotora Carla Mendes instaurou um Inquérito Civil onde aponta as principais irregularidades na Concorrência 005/2013.

Considerando que, da leitura do referido edital, notadamente do projeto básico, consta a inclusão de itens que não guardam pertinência com o objeto a ser licitado, em afronta aos ditames da Lei Federal n° 12.232/2010; Considerando, ainda, a possível afronta ao princípio constitucional da Chamada Pública n° 004/2013 no que pertine à seleção da subcomissão técnica da licitação para contratação de agência de publicidade em questão; Considerando a real necessidade de coleta de provas para apuração da suposta existência de improbidade administrativa para posterior ingresso da ação civil pública competente... Resolve: Instaurar o presente INQUÉRITO CIVIL com vistas a apurar a existência de ato de improbidade administrativa onde são interessados o patrimônio público do Município de Caxias, a moralidade e a probidade administrativas, promovendo a necessária coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências para posterior instauração de ação civil pública...”, explica a promotora em seu despacho que já foi enviado a Procuradoria Geral de Justiça e com notificação do prefeito Léo Coutinho.

A Concorrência 005/2013 prevê gastos de R$ 5 milhões de reais a serem usados com propaganda de supostas ações do governo Léo Coutinho.

Desafiando o Ministério Público e levando o caso até as últimas conseqüências, o prefeito dá sinais de que o desespero com a queda em sua popularidade é tremendo e que precisa urgentemente de muita publicidade para tentar reverter a situação de calamidade em que se encontra.

Uma pena que no meio desse caminho, não só o prefeito, mas vários inocentes úteis, estarão sofrendo as conseqüências de um caso que tem tudo para terminar na Delegacia de Polícia.

É esperar pra ver!


5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    é o governo de todos os coutinhos!e de 14 vereadores

  1. Anônimo disse...:

    Só decepção...minha cidade está feia...muito suja e sem planejamento...

    Ass:Jovem Morador do Bairro (Castelo Branco)

  1. Anônimo disse...:

    Muito fraco esse prefeito....entrega os pontos camarada..vc nao nasceu pra isso.
    .

  1. Anônimo disse...:

    É simplesmente uma tristeza sabe que na nossa cidade não mais saúde, em quanto isso ele que investir em propaganda isso é uma vergonha Léo presta atenção pois o povo não besta não... quando nós precisamos de médico temos que ir mendiga na frente do PAM duvido que você consulta pelo SUS mais nós consultamos e sabemos do sofrimento que é para marcar uma consulta, sabendo o que passamos para marcar um exame sofrendo humilhação na secretária de saúde e outros postos de atendimento só sei de uma coisa aqui em Caxias você não ganha mais eleição porque os votos do seus aliados não dão para te eleger pensar nisso estamos de olhos bem aberto pois chegar de sofrimento queremos somente o que é nosso direito saúde, educação.......

  1. Anônimo disse...:

    Ele não liga para justiça e o povo só sofre calado e da seu voto até por 20 reais para ser roubado por mais 4anos.

Postar um comentário