Minha Figura

Trânsito! Responsabilidade de todos

25.8.13
Trânsito infernal - imagem ilustrativa
Por Caio Motta, colaborador

Qual o problema real do trânsito? Aconteceu há pouco tempo em Caxias a reunião da Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal, onde foram levados vários problemas sobre o trânsito da cidade.

Dentre várias irregularidades, foram apontadas algumas como as famosas tartarugas que estão espalhadas por toda a cidade e o fato dos agentes de trânsito não possuírem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sendo isso, um extremo absurdo que foi prometido pelas autoridades municipais do trânsito que as devidas providências serão tomadas.

Falou-se da falta de estacionamento, o congestionamento que se forma no centro da cidade, porém, um dos piores problemas é a falta de responsabilidade por falta dos condutores de veículos. A falta de educação no trânsito é um dos motivos de pequenos e grandes acidentes.

Nos fins de semana o número de pessoas embriagadas ao volante é absurdamente alto, em várias avenidas da cidade a irresponsabilidade é vista por todos. O excesso de pessoas não habilitadas também é alarmante, considerando que existe uma falta de blitz educativas, para que as pessoas se vejam mais incentivadas a regularizar a sua situação.

Outro fato importante, e que não pode ser deixado de lado, é o aluguel de motocicletas nos fins de semana, onde vários adolescentes se utilizam desse meio para conseguir um transporte. É inegável que a punição para os donos dessas motocicletas deveria ser mais rígido, pois ao colocar seus veículos em mãos de menores, têm total consciência de que graves acidentes podem acontecer. A grande maioria desses jovens não tem a educação e orientação necessária para transitar pela cidade e isso tem aumentando consideravelmente as batidas de moto, principalmente na saída de balneários e bares da cidade.

Qualquer pessoa que tirou uma CNH sabe que as aulas da auto escola não são suficientes. A pessoas obter sua carteira de habilitação sabe que não significa que ela esteja realmente apta a trafegar com segurança na cidade, muitos exemplos são visto, de pessoas que passam “na marra” nas provas práticas, mas são um verdadeiro terror ao volante. Em outras cidades existem cursos de direção para habilitados, onde são dadas aulas para que o condutor se sinta realmente seguro no trânsito.

Um grande passo poderia ser a realização de palestra em escolas e locais públicos da cidade sobre responsabilidade no trânsito. Falta uma preocupação maior em orientar os condutores, desde jovem deve haver uma conscientização por parte de autoridades responsáveis, apontando os problemas, dificuldades e obstáculos que podem ser encontrados no trânsito.

Não adianta desafogar o trânsito, abrir mais espaço para estacionamentos e outras ações, se não houver uma real conscientização de motoristas e pedestres (que também devem respeitar o trânsito e também agem com bastante irresponsabilidade).

0 comentários:

Postar um comentário