Minha Figura

Trânsito do município é discutido em reunião na Câmara

23.8.13
A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara de Vereadores de Caxias (MA), promoveu nesta quinta-feira (22), reunião no auditório Dr. Marcelo Thadeu, para discutir os diversos fatores que tem transformado o trânsito da cidade num caos.

Presidida pelo vereador Ronaldo Chaves (PRB), a Comissão é integrada ainda pelos parlamentares Luis Lacerda (PPS) e Taniery (PRTB). Convidados, marcaram presença na reunião os secretários de transporte, Júnior Martins, de segurança pública, Capitão Silvino, a vereadora Benvida (PMDB) dentre outras autoridades.

O primeiro a usar a palavra foi o vereador Ronaldo Chaves, que após fazer um breve relato sobre o trânsito no município, antecipou algumas das propostas formuladas pela Comissão, como por exemplo: a criação da Zona Azul de estacionamento público rotativo na área central da cidade, fazer cumprir a lei municipal já existente que determina horários diferenciados para carga e descarga de mercadorias nos estabelecimentos comerciais e a construção de estacionamento para motocicletas.

"O local seria onde antes funcionava as secretarias municipais, na Avenida Otávio Passos,. Existe um projeto para Construir um Camelódromo no local, mas isso é um projeto à longo prazo e até lá, serviria como estacionamento o que iria desafogar o trânsito da nossa cidade", disse o vereador.

O secretário Júnior Martins foi mais além, afirmou que o problema do trânsito na cidade está associado a dois fatores, à descentralização da área bancária e administrativa do município e a regulamentação do sistema de transporte público.

Segundo o secretário, o primeiro passo já foi dado, uma vez que a prefeitura e as secretarias municipais serão transferidas para o novo centro administrativo a ser construído na Vila Paraíso, distante cerca de 3km do centro.

Outro ponto é legalização de toda a frota de transporte público, entre coletivos, mototáxi e táxi. "Hoje nós já temos 18 ônibus oferecendo este tipo de serviço na cidade. Mais de dois mil mototaxistas e cerca de 50 taxistas regularizados. Tudo isso aliado a descentralização dos serviços públicos, teremos espaço de sobra para estacionamento e trânsito livre nas principais ruas do centro", destacou Júnior Martins.

A vereadora Taniery fez alguns questionamentos sobre o caos no trânsito em Caxias, entre eles: a colocação irregular por parte da prefeitura, segundo ela, de quebra-molas no estilo tartarugas, o que é proibido pela Lei 9.503/97 e falta de um engenheiro de tráfico no município.

A parlamentar ainda levantou duas denúncias, uma de que o transporte escolar não recebe a fiscalização adequada por parte do órgão municipal responsável e uma mais grave, de que alguns agentes de trânsito e guardas municipais estariam atuando mesmo sem ter a CNH, o que não é permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito.

"Eu que tenho habilitação se vier a ser abordada por um desses agentes, terei que aplicar multar nele. Porque, como ele vai guiar o veiculo até o estacionamento do Ciretran, por exemplo se ele não tem habilitação?", indagou a parlamentar.

Todos os questionamento feitos pela vereadora foram prontamente respondidos pelo Diretor Municipal de Trânsito, Moisés Holanda, que reconheceu as irregularidades e afirmou que o órgão e a prefeitura estão trabalhando para corrigir os erros.

O secretário municipal de segurança, Capitão Silvino, levou para a reunião números que apontam a imprudência como principal fator para o alto índice de acidentes de trânsito, inclusive com vitimas fatais, na cidade de Caxias.

Uma outra reunião deve ser marcada pela Comissão da Câmara para discutir os pontos pendentes neste primeiro encontro. (Fonte: Portal Noca).

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    ESSA VEREADORA TA MAIS POR FORA QUE "BUMBUM DE INDIO", TRANSITO DEFINITIVAMENTE NAO É A ÁREA DELA! NUNCA FOI NECESSÁRIO UM AGT DE TRÂSITO TER CNH, ASSIM COMO PARA ELA SER FORMADA EM DIREITO TAMBEM NAO PRECISA ELA TER OAB! O AGT DE TRÂNSITO NAO É PARA CONDUZIR VEÍCULO APREENDIDO PARA A CIRETRAN, MAS SIM UM GUINCHO.

Postar um comentário