Minha Figura

Reintegração de posse de terra deixa 12 famílias sem ter onde morar

30.8.13
A reintegração de posse aconteceu nesta quinta-feira(29). Logo no início da manhã, o oficial de Justiça, acompanhado do advogado da parte interessada com o apoio da policia militar, iniciaram a desocupação da terra situada na Rua das Flores, bairro Seriema, em Caxias (MA).

O despejo atendeu um mandado de reintegração de posse expedido pela Comarca do Município. Cerca de 12 famílias ocupavam o terreno, algo em torno de 70 pessoas moravam em casebres feitos de pau a pique (taipa), muitos deles já viviam no local à mais de dois anos.
 
"Eu morava de aluguel antes, fizemos nossa casa aqui nu terreno baldio, mas infelizmente foi tomada essa decisão e nós temos que cumprir, é muito triste, não sei nem para onde vou ainda" disse o ocupante da área Alberto Pereira de Araujo, o "seu Beto", um dos primeiros a erguer construção no terreno.

O empresário Miguel Ribeiro, popular Miguel da Antártica garante que o terreno lhe pertence há mais de 20 anos, é que no começo das ocupações ele já teria tentado falar com os invasores que não quiseram acordo.

A área de 4176m² , na verdade está em nome de Iranir Alves Noronha. O oficial de Justiça que acompanhou o despejo informou que os moradores já havia participado de uma audiência conciliatória e receberam um prazo para desocupar o terreno; no entanto como isso não ocorreu de forma voluntária, foi preciso executar o pedido de reintegração.

Durante a desocupação das terras a Policia Militar esteve no local em busca de manter a ordem, mas não houve necessidade de intervenção.
No rosto de cada morador, o semblante de tristeza e frustração. Às pressas, eles retiravam tudo que podia ser reaproveitado, como madeira e telhas. Ninguém da Secretaria de Assistência Social esteve no local para acolhimento e orientações às famílias.

Depois de desocupados os imóveis, em poucos minutos a casas vieram abaixo, derrubadas por uma retro-escavadeira. (Fonte: Noca).


0 comentários:

Postar um comentário