Minha Figura

Denúncias sobre merenda escolar dominam debates na Câmara Municipal

29.8.13
Por Caio Motta, colaborador

A calmaria reinou grande parte do tempo na sessão desta quarta(28). A presidente da câmara municipal Ana Lúcia Ximenes não estava presente e quem ocupou seu lugar foi o vice-presidente Mário Assunção.

Como sempre, foram apresentados os requerimentos dos vereadores que, geralmente, tratam de asfaltamento e recuperação de ruas, pintura de faixas de pedestres e algumas melhorias para a cidade.

A calma foi quase que total, porém, no grande expediente, o que era para ser um discurso bem simples, acabou gerando uma série de discussões entre situação e oposição.

O vereador Fábio Gentil fez uso da palavra na tribuna para falar sobre uma visita que fez a três escolas de Caxias, onde constatou que havia apenas frango e arroz para o lanche dos alunos. Segundo o vereador, veio para a cidade mais de 1 milhão de reais para a merenda escolar e esse dinheiro não está sendo aplicado de forma correta. Falou que é um absurdo que as crianças não tenham fruta ou algum outro lanche e que até brincavam, dizendo que um dia era frango assado, outro dia frango cozido e no outro era frango desfiado. Então, o vereador pediu para que os colegas investigassem e ajudassem para que esse tipo de problema não ocorra.

A vereadora Taniery relatou que nas escolas que visita, muitas vezes nem frango tem.

Ronaldo Chaves pediu a palavra e parabenizou  o vereador Fábio Gentil, e informou que já visitou escolas, inclusive foi palestrante em uma delas e que está a disposição do vereador para que investiguem juntos e tentem resolver da melhor forma possível esse problema com merenda escolar.

Durval Jr. subiu à tribuna e disse que na câmara todos são respeitosos e coerentes, porém que falar mal é fácil, o problema é participar diretamente e ajudar a resolver.

Em aparte ao discurso de Durval Júnior, Mário Assunção disse que está a disposição dos vereadores para investigar, mas que a realidade que ele conhece é outra. As escolas que visitou tem uma variedade de merenda. Então citou o caso da escola César Marques onde o muro desabou e os alunos estão reclamando bastante, lembrando que a obrigação é do governo do Estado, então como a oposição pediu para que a situação ajudasse com a questão das escolas, então ele pede para que os vereadores oposicionistas se mobilizassem e intervissem e ajudassem também nas melhorias das escolas do ensino médio em Caxias. Assunção leu então uma carta que foi enviada por uma professora que estava na platéia dizendo que na escola onde ela trabalha tem bastante merenda.

Luís Lacerda pediu a palavra e informou que visitou três escolas também e que não viu problema algum com a merenda escolar, inclusive viu uma grande variedade de frutas para o lanche. Parabenizou a oposição pela denúncia e que enquanto vereador e representante do povo, não vai aceitar que crianças não tenham merenda e vai ajudar com certeza.

Seguindo os outros companheiros, Neto do Sindicato também informou que ao visitar escolas não viu problema algum com a merenda.

O que foi visto é que a situação defende com unhas e dente a prefeitura e rebatem todas as críticas vindas da oposição. Inclusive antes do término da sessão Mário Assunção citou que o governo do estado fez um convênio com várias prefeituras, para que essas se responsabilizassem pelo transporte escolar dos alunos do ensino médio e que até hoje não repassou nada do que ficou prometido.

0 comentários:

Postar um comentário