Minha Figura

Clima esquenta na Câmara e público presencia sessão agitada nesta quarta-feira

15.8.13
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias
A calmaria que tomou de conta da sessão passada parece que foi apenas um indício de que nessa quarta(14) tudo mudaria e as coisas ficariam um pouco mais conturbadas.

Muitos requerimentos foram aprovados e serão repassados ao executivo, entre eles asfaltamento de ruas, construção de ponte que liga povoados, o projeto academia ao ar livre e o ficha limpa Caxias. Inclusive um apresentado que chamou a atenção foi a criação de banco de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Quanto ao projeto academia ao ar livre, o vereador Mário Assunção informou que já existe e até já foi aprovado. E que está apenas esperando alguns detalhes para ser implantado.

O vereador Gerônimo utilizou o pequeno expediente para pedir apoio ao movimento das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde são contra o projeto que visa acabar com as APAEs e incluir as crianças em escolas de ensino regular. Argumentando que essas escolas não tem capacidade de receber todos os jovens especiais e que muitos ficariam dentro de suas casas sem poder fazer qualquer tipo de atividade e sem amparo.

Ronaldo Chaves utilizou seu tempo no pequeno expediente para informar sobre a reunião com a comissão sobre o trânsito, que é de extrema importância, já que esse é um dos principais problemas da cidade. Informou que as pessoas envolvidas diretamente no trânsito foram chamadas para que cheguem a uma solução viável para solucionar da melhor maneira possível esse problema.

O vereador Catulé informou que a reunião sobre trânsito é muito importante, principalmente a questão dos transportes públicos que estão desordenados e estão caindo aos pedaços. Mário Assunção criticou as empresas que tomam a calçada com cones e não deixam espaço para as pessoas estacionarem, que isso deve ser visto e essas empresas devem ser punidas, pois, com o trânsito atual de Caxias, isso é inaceitável.

Quase todos os vereadores parabenizaram o Diretor do SAAE ( Serviço Autônomo de Água e Esgoto) pela criação do plano de cargos e carreiras de seus funcionários e que esse é um importante passo para que eles se sintam valorizados e que a Casa do Povo dá todo apoio para que seja aprovado.

Então a vereadora Taniery subiu à tribuna e criticou jornalista que recebe para, segundo ela, “babar” o prefeito. E então citou o fato de ter sido negado seu pedido da entrega dos documentos referentes ao processo licitatório que diz respeito à contratação da empresa que fornece os caminhões compactadores de lixo para a cidade de Caxias. E para o espanto de todos os presentes a vereadora disse o nome dos supostos donos dos caminhões, sendo em sua maioria pessoas ligadas ao poder executivo da cidade.

O Vereador Durval Jr. utilizou o grande expediente para novamente parabenizar o plano de cargo e carreira do SAAE e então começou a defesa do poder executivo informando que Caxias precisava dos caminhões e que essa briga entre oposição e situação não é nada boa para o povo e que eles devem se unir e parar com esse tipo de denúncia que não acrescenta em nada.

O líder do governo na bancada da casa do povo, Mário Assunção, disse que na realidade os caminhões compactadores são sub-locados de terceiros pela empresa que ganhou a licitação e que não representa crime algum. Informou então que as pontes que foram construídas na estrada que liga Caxias à São João do Sóter tem uma estrutura metálica que foi fornecida pelo pai da vereadora Taniery Cantalice e que, da mesma forma, isso não representa crime algum. Assunção aproveitou o seu discurso e pediu para que a mesma comissão que foi visitar o Residencial Eugênio Coutinho, que fossem também visitar o Residencial Santa Teresinha, para que a qualidade das casas fosse vistas de perto, já que muitas reclamações já estão aparecendo.

O vereador Catulé pediu mais foco nos problemas da cidade, dizendo que os vereadores estão mais preocupados em fazer campanha para governador do que tratar coisas úteis para Caxias. Falando que é para deixarem problemas do Estado para o Estado e cuidarem do que Caxias precisa.  

Fábio Gentil parabenizou o diretor do SAAE e seus funcionários, dizendo que eles merecem realmente essas congratulações e não o executivo da cidade. Que eles fizeram por merecer tudo isso. Falou novamente que está sofrendo perseguição por parte da prefeitura e que não dará o braço a torcer. Informou que o transporte escolar da zona rural, que praticamente não existe, e que os veículos existentes estão em péssimo estado, e, além disso, estão há 4 meses com o pagamento atrasado.

O clima ficou tenso a partir do momento em que os nomes dos supostos donos dos caminhões de lixo foram divulgados. Os vereadores da situação mostraram que sempre irão defender seu lado, inclusive pedindo que a comissão de ética fosse formada para que acusações do tipo não venham a ocorrer.

Quem esperava um bate boca entre os vereadores, hoje teve um prato cheio.

0 comentários:

Postar um comentário