Minha Figura

ACIDENTES E TRAGÉDIAS EM CAXIAS - Poder público deve aumentar fiscalização e orientar comunidade no cumprimento de normas e obrigações

13.8.13
Por Caio Motta, colaborador

E a bruxa está solta em Caxias. Muitas mortes estão acontecendo na cidade. Os acidentes aumentaram de forma absurda na cidade e arredores.

Mas uma coisa que vem chamando a atenção é que muito dos acidentes são causados por descuido das próprias pessoas e também por falta de algumas coisas básicas, como reforço de segurança.

Recentemente aconteceram duas mortes no balneário Veneza, o que levou a população a reclamar da falta de segurança no local e atingirem diretamente a prefeitura municipal de Caxias.

A Prefeitura tem sim a sua parcela de culpa, principalmente em balneários, pela falta de salva vidas e de avisos que indiquem as áreas mais profundas e possíveis deformidades no fundo que possam vir a ser quase uma armadilha para banhistas. Porém, é um certo exagero colocar toda a culpa no poder público, já que muitos desses acidentes são causados por falta de atenção dos próprios banhistas, e no caso da morte da criança, também deveria ter um reforço de atenção dos pais, já que o mesmo estava “tirando mortal” próximo no lago.

Recentemente foi apresentado na câmara municipal um requerimento para que sejam colocados seguranças e salva vidas em balneários e piscinas tanto em locais públicos como privados. A população espera que seja aprovado e cumprido de forma satisfatória e que isso ajude a amenizar os vários acidentes fatais que vem ocorrendo.

Os acidentes de trânsito quase que triplicaram, a imprudência dos condutores está cada vez maior, principalmente por parte de motoqueiros que atravessam na frente de carros e cortam pela direita. O consumo de álcool também é um dos grandes vilões dessa história, a cada dia os acidentes envolvendo pessoas embriagadas ao volante aumentam. Muitas festas ocorrem na Avenida Alexandre Costa, o que vem causando o acúmulo de pessoas trafegando pela mesma, então, vários acidentes são tidos como certos naquele trecho nos finais de semana e feriados.

A segurança deve ser reforçada e o controle deve ser bem maior.  A existência de blitz com caráter informativo deve ser ampliada para que se possam evitar muitos desses acidentes. Outro problema grave é a falta de sinalização em vários pontos da cidade, que vem se arrastando há anos e nada foi feito. Há mais ou menos 2 anos foi feito a reformulação de alguns pontos da cidade com o intuito de organizar melhor o trânsito, mas o que fez foi atrapalhar mais ainda e deixar as pessoas confusas. A falta de um engenheiro de trânsito, que realmente dê jeito na cidade, assim como foi feito recentemente em Teresina, é notável em todos os cantos. E nisso a administração pública tem uma grande parcela de culpa.

A cidade clama por organização e mais segurança, que é o que está na Constituição como direito de todo cidadão.  Então o que realmente falta é mais atenção da população e que as regras de segurança sejam cumpridas dos dois lados, cada um fazendo sua parte e assim evitando acidentes e mortes prematuras.

0 comentários:

Postar um comentário