Minha Figura

Sinal vermelho para o trânsito de Caxias

8.7.13
Por Caio Motta, colaborador

Nos últimos anos o número de veículos em Caxias, aumentou significativamente. Dificilmente se encontram vagas para estacionar, e em alguns locais até se locomover está sendo complicado.

Mas o problema principal não é o fato de existirem muitos veículos, mas a sinalização mal feita e mal organizada de toda a cidade.

Nem todas as ruas possuem placas indicando seus nomes, e isso dificulta muito a orientação dentro da cidade. Principalmente para quem vem de fora, o que é notado quando muitas pessoas visitam nossa cidade, geralmente quando ocorre alguma prova de concurso. O amontoado de carros é visto em toda a cidade e as pessoas ficam, literalmente, perdidas e sem saber onde ir. Entram na contra-mão, dentre outras infrações e, na maioria das vezes, sem culpa nenhuma, pois em uma grande parte de ruas não existe placa de sinalização e nem nada que os oriente, então acabam atrapalhando totalmente o trânsito.

Desde o começo do ano, alguns problemas estão sendo resolvidos, como: delimitação de áreas para estacionar motos, carros, ônibus e caminhões de carga e descarga (na área comercial da cidade), mas isso é só o começo de tudo que ainda tem que ser feito.
Um grave problema que ainda está longe de ser resolvido.

Os semáforos da cidade quebram com muita frequência, principalmente em áreas bastante movimentadas. E os agentes de trânsito não são deslocados até o local para organizar o trânsito. Fica a mercê dos motoristas se guiarem pelo bom senso e atenção duplicada, para evitar acidentes e poderem seguir adiante.

No cruzamento da Avenida Nereu Bittencourt com a Rua São Pedro, os sinais estão quebrados a mais de três dias e nada foi feito até agora. Em horários de pico o trânsito fica literalmente um caos bem no centro da cidade. Os pedestres e motoristas não conseguem saber se podem ou não passar e até alguns acidentes já aconteceram, deixando o local sujeito a outros acidentes com potencial de maior gravidade.

Em vários outros trechos os sinais vivem dando problema, a necessidade de agentes de trânsito é enorme, e eles raramente aparecem para ajudar na organização. Outra coisa que chama a atenção é que eles possuem carros para fazer a ronda pela cidade e motos que não são vistas em lugar nenhum. Informações de que estão simplesmente paradas e sem utilidade alguma.

A quantidade de veículos vem aumentando cada vez mais, melhores sinalizações e agentes prontos para atuar no trânsito estão se fazendo cada vez mais necessários.

Caxias está agonizando por melhorias em todos os setores, mas o trânsito precisa de atenção urgente, e a população espera que as autoridades responsáveis façam algo, pois se em pleno coração da cidade está bagunçado, no resto da cidade está muito pior.

Confira um vídeo que fiz sobre a precariedade dos sinais de trânsito. Link disponível aqui: http://www.youtube.com/watch?v=JPCuek4k6Lg&feature=youtu.be

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    estive em caxias,a pouco tempo,.e tive a oportunidade de v de perto isso,inclusive tive dificuldades de acesso a algumas ruas por falta d sinalização,realmente fica difícil dirigir sem placas,.agente acaba entrando sem querer na contra mao,q por sinal é um perigo!!!bb de são paulo

Postar um comentário