Minha Figura

Será?! “A transparência é uma das premissas do meu governo”. Governo Léo Coutinho ‘esquece’ de atualizar licitações no Portal da Transparência

17.7.13
Prefeito deve realizar esforços para que o Portal da
Transparência do seu governo seja atualizado
Em recente entrevista na TV Difusora Caxias, o prefeito Léo Coutinho disse com todas as letras, e com toda força dos seus pulmões, que seu governo é transparente. “A transparência é uma das premissas do meu governo”, disse o prefeito na tela da TV.

E é justamente nesse quesito que o governo Cada Vez Melhor tem seu calcanhar de aquiles.

O Portal da Transparência, endereço eletrônico criado por força de lei federal, que obriga gestores de cidades com mais de 50 mil habitantes a publicarem na internet seus gastos em tempo real é o setor mais “capenga” do governo do jovem e talentoso procurador do Estado do Ceará.

Já abordei aqui no blog as várias omissões desse site que tem esse sugestivo nome de portal da transparência.

Em Caxias, essa página da Prefeitura na internet pode ter qualquer nome, mas o que menos se identifica com ela é transparência.

Sendo atualizado com quase dois meses de atraso, e devido a força dos protestos através do movimento Vem Pra Rua Caxias, esse portal parece que sofre com um mal crônico de falta de manutenção.

Toda licitação tem como objetivo conseguir o menor preço pelo melhor produto dentro da legalidade entre empresa fornecedora e órgão recebedor.

Para se conseguir o melhor produto e com o menor preço esse órgão público tem por obrigação disponibilizar o máximo possível de publicidade para esse ato.

E aí que a falta de atenção do atual governo é vista em todo o seu esplendor.

A publicidade das licitações do atual governo se resume a publicação de avisos no Jornal Pequeno.

No link do Portal da Transparência que apresenta as licitações, e que só foi publicado após os protestos do Vem Pra Rua Caxias cobrarem isso em cartazes, os ‘técnicos’ da Prefeitura só disponibilizaram as licitações que já haviam passado, ou seja, não divulgaram e parece que não vão divulgar as que ainda estão por vir.

Para se ter uma ideia, a última licitação registrada ali, dentre mais de 70 já realizadas neste ano, aconteceu no dia 14 de junho, portanto, depois da sua realização, fazendo com que essa divulgação não servisse para nada, já que o seu objetivo principal seria atrair mais empresas e, principalmente, aquelas de outros estados que não tem assinatura do Jornal Pequeno, que só circula no MA.

O prefeito Léo Coutinho deve levar a sério o que ele mesmo disse na TV, de que a transparência é uma das premissas do seu governo, e bater um papo com quem atualiza o Portal da Transparência da sua administração.

É coisa rápida. Um bom técnico não leva mais que 5 minutos para atualizar as licitações que ainda irão acontecer este ano no governo Cada Vez Melhor.

Léo Coutinho conhece as leis e sabe que a transparência deve ser uma premissa de todos os governos.

0 comentários:

Postar um comentário