Minha Figura

O barato que sai caro

11.7.13
As residências do Programa Minha Casa, Minha Vida são subsidiadas pelo governo federal.

Famílias que moram no "Ném 1" sofrem com a
despesa de locomoção
A prestação daquelas que já foram entregues aos mutuários em Caxias, e as que estão em fase de construção, tem parcelas que variam entre R$ 25 e R$ 120 reais, dependendo da renda da família contemplada.

Embora barata para o proprietário do imóvel, o lucro das empresas responsáveis pelo empreendimento é muito alto. Gente do meio fala que a rentabilidade varia entre 20 e 35%.

Distância das casas para o centro
da cidade é o maior problema
para os mutuários
Para aumentar esse lucro, as construtoras adquirem terrenos em bairros periféricos e muitas vezes até na zona rural da cidade objetivando o máximo de corte nos custos da obra.

Em Caxias temos atualmente 2 conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida prontos e com seus proprietários conhecidos, sendo que um terceiro está em fase de conclusão..

Para efeito de distância dessas casas para o centro de Caxias, pegamos como ponto de referência a Praça Gonçalves Dias, tida como o coração da cidade.

O Residencial Santa Teresinha, localizado no bairro DNER, fica a exatos 3,9 km (três mil e novecentos metros) da Praça Gonçalves Dias.

O residencial Eugênio Coutinho, localizado ao lado do aeroporto da cidade e conhecido como “Nem”, devido ao fato de não ser nem em Caxias e nem em Aldeias Altas, fica a 4,1km (quatro mil e cem metros) do ponto central da cidade.

Já o Vila Paraíso, localizado na final da antiga Fazenda Paraíso, e com previsão de entrega para dezembro, fica a 7 km do mesmo ponto estabelecido como o centro do município. É tão distante que já recebeu o apelido de “Ném 2”, uma referência ao fato de não ser nem em Caxias e nem em Timon.

Caso um pai de família, morador do Vila Paraíso, com esposa e dois filhos, tendo que se deslocar diariamente para trabalhar, levar as crianças à escola pela manhã, buscá-las ao meio-dia, voltar para o almoço em seguida, às 14 horas voltar para trabalhar e retornar para o seu lar a noite, fará um percurso de mais de 2 dezenas de quilômetros todos os dias.

Caso tenha um meio de transporte motorizado, sua despesa com combustível será altíssima. Caso não, tendo que pagar transporte público, ou os caros moto-táxis, que numa distância de 7 km cobram valores absurdos, a vida dessa família será o tempo todo na corda bamba.

No final de tudo, o sonho da casa própria barata para muitos, acaba se tornando uma troca de 6 por meia-dúzia, pois o dinheiro economizado com o pagamento de um aluguel mediano nos bairros próximos ao centro da cidade, vai todo ele consumido na penosa conta do posto de gasolina.

É o barato que sai caro.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    eu queria entender meu querido Sabá como essa vila paraiso que era um projeto particular, para ser vendido apenas com o abatimento de 17 mil reais pelo governo federal, e teve sua obra embargada por irregularidades, (quem não lembra do escritorio la no centro quase em frente a uma secretaria, onde hj funciona a secretaria de assistência social)virou um empreendimento popular, da prefeitura como esta sendo vendida a sua ideia e como foi regularizado??????? quão esquisito é uma tentativa de vender um condomínio de casas com 4 padrões, que do nada vira um projeto da prefeitura? ATENÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO, FIQUE DE OLHO!!!!!!!!

Postar um comentário