Minha Figura

Flávio Dino polemiza com os médicos e critica “corporativismo”

20.7.13
Do blog do Robert Lobato

É conhecidíssima a piada popular que conta: “Diferença entre o médico e o advogado? Advogado acha que é Deus, Médico tem que certeza é“.

Na manhã deste sábado, uma polêmica travada no Twitter entre o presidente da Embratur, Flávio Dino, e a médica Fátima Oliveira, que também é escritora, ativista feminista e editora do blog Tá lubrinando, fez com que eu lembrasse da piada.

A referida polêmica entre o advogado, que no Maranhão é conhecido pela alcunha de “Professor de Deus” e médica mineira, é por conta da  Medida Provisória (MP) nº621 que cria o Programa Mais Médicos.

Fátima Oliveira, claro, faz críticas contundentes ao “Mais Médicos”, muitas delas injustas. Já Flávio Dino, faz a defesa do programa e critica as entidades médicas de serem “corporativistas”, além de complacentes com os desmandos que ocorrem na rede de hospitais privados do país – advogado falando de “corporativismo” é outra piada…

Em determinado ponto do “bate papo” entre Dino e Oliveira, a médica chega a questionar o que seria uma mudança de posição do comunista em relação aos profissionais de medicina; e lembra que ele chegou a defender a implantação de carreira similar a dos juízes para os médicos, caso seja algum dia governador do Maranhão.
  
Encurralado pela médica, Flávio Dino disse que não mudou de posição – parece que aquela histórica sobre o PEC37, que no começo Dino se mostrava simpático, mas logo após as manifestações de ruas que pediram o sepultamento da PEC, logo tratou de fazer uma sutil mudança de posição passando a defender o arquivamento da proposta, como de fato o Congresso Nacional o fez.

O fato é que, com razão ou não, Flávio Dino comprou uma briga daquelas com a categoria de médicos do país.

Resta saber se esta briga terá algum reflexo na sua candidatura ao governo do Maranhão.

Veja trechos da polêmica entre o advogado e a médica:


Conheça o perfil da médica Fátima Oliveira:
Sou médica, escritora e feminista. Integro o Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR) e o Conselho Consultivo da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC). Escrevo uma coluna semanal no jornal O Tempo (BH, MG), desde 3 de abril de 2002. Uma das 52 brasileiras indicadas ao Nobel da Paz 2005, pelo projeto 1000 Mulheres para o Nobel da Paz 2005. Sou autora dos seguintes livros de divulgação e popularização da ciência: Engenharia genética: o sétimo dia da criação (Moderna, 1995 – 14a. impressão, atualizada em 2004); Bioética: uma face da cidadania (Moderna, 1997 – 8a. impressão atualizada, 2004); Oficinas Mulher Negra e Saúde (Mazza Edições, 1998); Transgênicos: o direito de saber e a liberdade de escolher (Mazza Edições, 2000); O estado da arte da Reprodução Humana Assistida em 2002 e Clonagem e manipulação genética humana: mitos, realidade, perspectivas e delírios (CNDM/MJ, 2002); Saúde da população Negra, Brasil 2001 (OMS-OPS, 2002). Escrevi os seguintes romances: A hora do Angelus (Mazza Edições, 2005); Reencontros na travessia: a tradição das carpideiras (Mazza Edições, 2008); e Então, deixa chover (no prelo).

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Caro Cláudio Sabá, o que mais preocupa, não é mais médico, não é corporativismo, e sim, o mal que destrói sonhos de crianças, adolescentes,adultos,famílias inteiras, até mesmo de profissionais liberais,levando o povo a uma situação de miséria, sem esperança!!
    Bom seria de Flávio dino Governador, criasse uma secretaria especifica para combater a corrupção em todo Estado do Maranhão,até mesmo seus aliados Gestores, que praticam esta imoralidade viessem a serem punidos e banidos a vida Pública.
    só assim, muitos Comunistas de Araque,pegavam suas malas e sairiam do PC do B, e voltaria as suas origens.
    O nosso Maranhão precisa se livrar dessa gente que só pensa em roubar o Erário Público. È o velho ditado senhor Flávio Dino, Digas com quem andas e saberemos o que farás como Governador.

Postar um comentário