Minha Figura

Caxias riscada do mapa do turismo do Maranhão

24.7.13
Por Caio Motta, colaborador

Mês de Julho, período de férias, onde várias famílias decidem viajar, conhecer cidades históricas, seus pontos turísticos e ver lugares novos.

O turismo é uma grande fonte de renda para várias cidades no Brasil. Em várias delas o comércio é voltado ao turismo. É inegável que o comércio tem uma alta considerável em período de férias, onde os turistas gastam bastante com alimentação, hospedagem e compras em geral.

Porém, para Caxias, os meses de férias são terríveis. A cidade fica abandonada, o comércio fica quase parado e o lucro é bem baixo. Os comerciantes reclamam bastante desse período, pois, como faltam atrativos turísticos na cidade, então as visitas acontecem cada vez com menos frequência.
Numa "tour" pela cidade, turistas
podem pensar que estão
numa fazenda 

Com exceção de quem vêm visitar parentes, os turistas que a cidade recebe não vem com interesse em conhecer as belezas da cidade. Também, as belezas não existem mais. A Veneza que era ponto atrativo para turistas, está em uma reforma que não acaba nunca e se tornou centro de festas nada familiares.

Para uma cidade do porte de Caxias, isso é muito triste. Já foi citado em uma matéria anterior que esta cidade faz parte da história do Brasil, tem uma grande participação na construção do país. Mas, infelizmente, ficou para o passado junto com toda a história. A secretaria responsável deveria ter um projeto focado na preservação da cultura e atrativos para pessoas de outras localidades, já que se chama Secretaria de Cultura, Patrimônio e Turismo. O que menos se vê é um investimento no que realmente importa.

Alguns comerciantes foram ouvidos e se mostraram indignados com a situação em que a cidade se encontra, não é de hoje que o comércio vem enfraquecendo. A falta de um incentivo por parte dos governantes é inaceitável. E quando se aproximam as férias, já decai sobre a cidade um ar de tristeza. A cidade fica abandonada, até as festas organizadas nesse período sofrem uma queda no número de pessoas.

Em resposta, a prefeitura vai se utilizar de falsa propaganda para mascarar toda a situação. Em uma demonstração clara de que os governantes acham que o povo é besta e tem memória curta. Isso claramente é fazer chacota com a cara da população, mostrando que o que mais falta nessa administração é respeito para com os caxienses.

A princesinha do sertão fica jogada. Esperando que um dia toda a sua beleza seja revigorada e que seu brilho não se apague completamente. Caxias está precisando de uma mudança urgente. Em todos os sentidos, a cidade que antes tinha uma verdadeira história, agora está sendo deixada para trás. e se continuar assim, realmente ficará apenas na história.





1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    E os filhos de Caxias estão saindo de sua cidade natal para poder trabalhar em outro lugar, outros fechando seus próprios negócios para irem trabalhar em outros lugares é lamentável a realidade da nossa amada cidade. O intuito da política é melhorar a vida da população e não somente de uma família

Postar um comentário