Minha Figura

Caxias não constrói centro oncológico e pacientes são obrigados a buscar atendimento no PI

19.7.13
Pacientes de câncer em Caxias têm duas alternativas na escolha do tratamento: correr para São Luís ou para o Estado do Piauí. Há denúncias de que o município já teria recebido recursos para construção de um centro oncológico.

Os pacientes também afirmam que ainda não recebem regularmente o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), um recurso do Governo Federal repassado ao município para pagar despesas de deslocamento.

Naiane e Francisca, filha e mãe, lutam contra o câncer. Naiane descobriu um tumor na mama no ano passado e, desde então, passa por tratamento no Piauí. Tudo começou com a dificuldade para receber o diagnóstico.

“Nós buscamos imediatamente o serviço público de Caxias. Começamos pela Unidade Básica de Saúde, que encaminhou para o Seami, onde o oncologista de Teresina solicitou uma biópsia, cujo material foi encaminhado para Teresina. Infelizmente passaram 60 dias para que pudéssemos receber esse exame. Deu até para a gente notar que durante esse período deu para desenvolver muito mais o tumor da mama da minha esposa”, conta Natanael dos Reis, marido de Naiane.

A mãe, Francisca Lúcia, sofre com a necessidade de tratamento. “Eu achava que a gente tinha que ter uma alternativa para se tratar aqui, porque para se deslocar para São Luís é muito longe. São cinco horas de viagem”, reclama a dona de casa Francisca Lúcia Rodrigues.

Segundo o Portal da Transparência, o município de Caxias recebeu do Governo Federal recursos da ordem de mais de R$738,8 mil para a construção de um Centro de Oncologia, mas a cidade continua sem fazer nenhum tipo de tratamento contra o câncer. O recurso seria aplicado na instalação de estrutura no Hospital Municipal Gentil Filho.

A portaria nº5599 do Ministério da Saúde visa garantir condições para pacientes com doenças não tratáveis no seu município pagar as despesas para que o tratamento seja feito em outra cidade.

A reportagem tentou falar por diversas vezes com o secretário de saúde de Caxias, Domingos Vinícius de Araújo Santos. A secretária dele, que se identificou como Cida Oliveira, alegou falta de tempo pra que ele recebesse a equipe.

Fonte: Com informações do G1 Maranhão

5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    FALTA TEMPO, ARGUMENTOS OU VERGONHA ?

    O POVO TÁ MORRENDO "DOUTOR"...

    SUA SORTE É QUE CAXIAS NÃO É UM MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, DO RIO DE JANEIRO OU RIO GRANDE DO SUL.

    SE FOSSE, OS MANIFESTANTES JÁ TERIAM DEFENESTRADO VOSSA EXCELÊNCIA DESSE PRÉDIO ONDE O SENHOR TRABALHA...

    COM TODO RESPEITO:

    - FAÇA BONITO PRA CAXIAS...

    - LEVANTE DESSA CADEIRA E VÁ EMBORA !

    - CHEGA !!! O SENHOR É A CARA DO DESPREPARO.

    SABEMOS QUE O SENHOR NÃO MANDA EM NADA....

    B_R_ _ É QUE DÁ AS CARTAS....

    "TIRA PRA FORA..."

    KUERTEN II

  1. Kokai disse...:

    O dinheiro para a implantacao do centro de oncologia de Caxias foi liberado no dia 03/04/2012 A duvida e se foi o gato ou o rato quem comeu o dinheiro. Eis a questao...! O Brasil tem que fazer dinheiro que fala para saber onde anda. Ou ingrata.

  1. Kokai disse...:

    O dinheiro para a implatacao do Centro de Oncologia de Caxias foi liberado no dia 03/04/2012. A duvida e saber se foi o gato ou o rato quem comeu o dinheiro. O Brasil devia fazer dinheiro que fala , para a gente saber em que bolco esta...!

  1. Anônimo disse...:

    Ô CAXIAS SEM SORTE, NUNCA VI, SÓ ENTRA "GATUNO"... MAIS UM ABSURDO, ONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PÚBLICO?

  1. Anônimo disse...:

    PRIMEIRO HOSPITAL DO CANCER PAULO MALVADEZA LEVOU A GRANA,AGORA, MAIS UMA ETAPA, DESTA VEZ PARA SR CONSTRUIR E CENTRO ONCOLOGICO,TAMBEM LEVADO POR OUTRO GATUNO,NOSSA GENTE NÃO TEM SORTE MESMO!!! A SORTE É MORRER COM ESTA DOENÇA NA CAPITAL PIAUIENSES!! PEDIMOS SOCORRO A DRA CARLA PROMOTORA DE JUSTIÇA.

Postar um comentário