Minha Figura

Vem Pra Rua consegue metade de uma reivindicação: Prefeitura atualiza Portal da Transparência

27.6.13
Uma das reivindicações do movimento Vem Pra Rua, realizado em Caxias, conseguiu seu primeiro resultado prático: o governo Léo Coutinho atualizou o seu Portal da Transparência, endereço hospedado no site da prefeitura.

Mesmo assim, essa atualização não pode ser vista como uma boa vontade da administração, haja vista que só foi feita por conta da onda de protestos que se espalham pelo Brasil e que chegou em nossa cidade com força total.

Estendo a análise da divulgação dos gastos da Prefeitura, desde o primeiro mês do atual governo, essas despesas feitas pela municipalidade são realizadas de maneira estranha, para não usar outra expressão mais forte.

É que recebendo em média 18 milhões de reais entre repasses constitucionais, convênios e receitas próprias, nos 3 primeiros meses de 2013 o prefeito Léo Coutinho só apresentou gastos de cerca de 3,5 milhões em média.

Não existe no Portal da Transparência caxiense o destino da diferença, ou seja, do ‘troco’ entre a receita e a despesa, o que suscita todo tipo de dúvida sobre o que foi feito com essa verdadeira fortuna.

Sem os valores e os pagamentos feitos para custear a máquina administrativa atualizados desde março, que foi o último mês divulgado, como num passe de mágica o prefeito disponibilizou hoje, dia 27, os meses de abril e maio.

Como se as suspeitas e dúvidas acerca da seriedade de tudo que é feito nos governos da família Coutinho, mais uma vez essa ‘atualização’ coloca mais dúvidas ainda no governo cada vez melhor.

No mês de maio, ao contrário da média dos 3 primeiros meses do ano, que era de 3,5 milhões de despesas, esse valor aumenta um pouco e chega a R$ 5. 243.114, 20.

Apesar do aumento de quase 2 milhões nas despesas efetuadas, o ‘troco’ entre a diferença das receitas ainda é enorme.

Já o mês de abril, este blogueiro tentou fazer o download do arquivo por várias vezes, mas não obteve sucesso.

Mudei o navegador e o computador e nada de conseguir abrir a caixa preta das despesas de abril.

Um alerta aos organizadores do Vem Pra Rua: a Prefeitura só atualizou o seu Portal da Transparência por conta da pressão do movimento.

Mesmo assim, deixou muito a desejar e mostra que, transparência, definitivamente não é o forte do governo que se mostra sério e honesto.

Se quiseram simplesmente dar uma satisfação aos manifestantes na intenção de “aliviar a barra” sobre a administração, pioraram um pouco mais a situação.

Quem quiser saber os valores pagos em maio de 2013 é só acessar o site da Prefeitura de Caxias e se divertir com os números. O link disponível aqui: http://caxias.ma.gov.br/transparencia/c/3

2 comentários:

  1. Raimundo Assunção disse...:

    Parabéns Sabá, você tem prestado relevantes serviços para a cidade de Caxias, um dia tenho certeza serão reconhecidos, é digno de reverência a coragem com que enfrenta adversários podero$o$ e mesmo assim segue firme, não perca a direção, sei que uma hora, o assédio será grande demais para demovê-lo de seguir sua luta. Tem a minha admiração.
    Raimundo Assunção

  1. Anônimo disse...:

    garapa neles!!!é brincar ou gozar da cara do povo!!

Postar um comentário