Minha Figura

Movimento Vem Pra Rua em Caxias perde força e corre o risco de acabar

28.6.13
Imagem do movimento do dia 24
O que era pra ser uma segunda grande manifestação do movimento Vem Pra Rua em Caxias acabou servindo para levar desânimo aos organizadores.

O pequeno número de participantes reunidos na Praça da Uema, por volta das 16:00hs da tarde desta sexta-feira, 28, era o prenúncio de que os ânimos já não eram os mesmos da última segunda-feira.

As explicações para o reduzido número de pessoas são muitas e avalio que alguns equívocos cometidos pelos envolvidos na organização do movimento pode ter contribuído para isso.

É fato: nenhum desses jovens tem experiência em movimentos de protestos. E nem poderiam ter, afinal, a onda desse tipo de movimento no Brasil é nova e não encontra explicação em análises dos mais experientes sociólogos do país.

O Vem Pra Rua não tem um histórico que possa levar seus organizadores a saber onde erraram e o que fazer de agora em diante.

Mas outro erro que considero fatal foi a realização do ato na quarta-feira, 26, no mesmo horário do jogo do Brasil.

Com apenas 10% do número de pessoas do dia 24, aquele de quarta-feira serviu como uma ducha de água fria na efervescência dos principais envolvidos.

Para piorar a situação, membros da UJS, braço político do PC do B no movimento estudantil maranhense, tentaram se apossar da 2ª edição do movimento.

E foi essa tentativa de se apossar do movimento que fez ele encolher ainda mais.

Antes da saída do grupo no roteiro pré-determinado pela organização, a UJS puxou um grupo de 25 pessoas e desceu o Morro do Alecrim em direção ao centro da cidade.

No trajeto, esse pequeno grupo tentava fechar várias ruas e impedir o tráfego de veículos numa tentativa de chamar a atenção dos populares.

Foi uma ação impensada que só tirou o brilho do movimento que, de certa forma, perdeu o caráter de ordeiro ao impedir o direito das pessoas de ir e vir.

O restante do grupo, comandados pelos organizadores que iniciaram e convocaram o Vem Pra Rua, dirigiram-se até a Câmara de Vereadores para concluir o que estava determinado: debater com os vereadores e levar até eles as reivindicações do movimento.

Nenhum parlamentar estava na Casa do Povo para recepcionar os manifestantes.

Num ato simbólico, os manifestantes fizeram o enterro da corrupção, representada por uma urna funerária repleta de cartazes de reivindicações.

O momento é de reflexão e os organizadores farão várias reuniões para avaliar o cenário e o desenrolar dos acontecimentos com vistas a novos atos de protestos.

Mesmo assim, o caráter de protestos ficou marcado em nossa cidade e mostrou que a sociedade caxiense está pronta para reagir em caso de ser chamada para reivindicar seus direitos.

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    A unica culpa de ter enfraquecido,foi o comando do movimento,que mudou as coisas, tirou o foco, das lutas do povo pobre,misturou campanha politica, passou a direcionar tiroteio contra o Sarney,na tentativa de elevar o nome de Flávio dino, os comunistas, deram um tiro no próprio pé. Afinal nos falta tudo,e quase não cobrado.publicaram até que Humberto Coutinho bancou a primeira manifestação,segundo bastidores,os lideres só fizeram aquilo que acordaram com o prefeito.Aproveito para dizer que o movimento é legitimo,e preciso,porém sem foco ou bandeira politica.falta de aviso não foi. agora aguentem o fracasso!!! Só assim aprendem!!

  1. Anônimo disse...:

    olha, sabá, pra começar devo dizer que esses protestos tem um dedo do facebook, as pessoas se reuniram pra ir pra rua porque existe o tal facebook... vi fotos da primeira manifestação que muitos estavam com o smartphone em riste fotografando ou filmando, sei lá, para postar no tal facebook, algumas dessas pessoas não estavam ali pra reinvindicar p. nenhuma... estavam ali na onda do maria vai com as outras... a onda já tá passando e não tem mais tesão ir pra rua...

  1. Anônimo disse...:

    Vc Deve ser laranja de algume para postar isso..independente disso o importante e que els tiverão coragem...e vc nao tem.defende os absolutistas,e deixa todos dizerem por ai fora que vc mora no pior estado,pq pq vc tem culpa pq vc e o primeiro a em vez de dar força tirar..so lamento vc vai e para o infeerno seu lixo de comentarista sem talento.

Postar um comentário