Minha Figura

Prefeitura comemora fim do ganha-pão dos caçambeiros que recolhiam o lixo da cidade

24.5.13
Prefeitura não entregou nada à população. Os caminhões
são alugados por 22 mil reais mensais

O site da Prefeitura de Caxias estampou em manchete no último dia 08 o seguinte título: “Município recebe novos caminhões de lixo...” e na primeira linha da matéria o seguinte texto: “Foram entregues à população de Caxias cinco novos caminhões compactadores que serão usados para somar na coleta de lixo da cidade”. Mentira. Os caminhões são alugados de aliados do prefeito Léo Coutinho. E alugados a preços estratosféricos.

Quando um homem chora – Várias gerações de famílias ganhavam seu sustento com o dinheiro proveniente do trabalho dos proprietários de caçambas que prestavam serviço à Prefeitura de Caxias. Eram cerca de 30 veículos que todos os dias se revezavam na coleta do lixo. Ilegais? Inadequados? Muitas dúvidas e uma só certeza: Esses trabalhadores perderam sua única fonte de renda e a Prefeitura não fez nada para ajudá-los.
Prefeito "comemorou" a chegada dos caminhões
 
Alugados a preços milionários, cerca de 22 mil reais por mês, esses compactadores são financiados e seus proprietários pagam prestações de 6 mil reais mensais. Com um custo adicional de aproximadamente 2 mil reais por mês, a despesa com cada caminhão compactador é de R$ 8 mil. Logicamente, encontramos uma sobra de R$ 14 mil.

Parece que não existe sensibilidade entre os atuais mandatários do município. Caso existisse, a Prefeitura poderia reunir os caçambeiros e, alertando-os sobre a necessidade do uso obrigatório dos tais caminhões compactadores, poderia incentivar a criação de uma cooperativa entre eles para que adquirissem esses veículos.

Aliados admiram os veículos. E os donos dos mesmos agradecem o excelente aluguel recebido da Prefeitura
Isso seria correto do ponto de vista jurídico, pois se adequaria as normas defendidas pelo Ministério Público do Trabalho, e atenderia ao clamor social dessa categoria profissional, que vive há mais de 30 anos dessa atividade.

Não vimos nada nesse sentido sendo discutido e muito menos cogitado. Desde o anúncio da obrigatoriedade dos modernos caminhões de lixo que se ouvia aliados do prefeito discutindo preços e os lucros na prestação do serviço.

Tirar o ganha pão de dezenas de pessoas sem dar a eles nenhuma alternativa e destinar os mesmos recursos para aliados demonstra a cara do atual governo em Caxias.


4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Claudio, procure os contratos do antigo prefeito e veja se esses caminhoes não ja faziam parte de caxias ha muito tempo mas so agora apareceram... Ah! procure também um caminhão varredor...

  1. Nabi Sabá disse...:

    Bom dia Primo, estou acompanhando seu comentário publicado em seu blog devo salientar que está de ótima qualidade parabéns, e quanto a problemática da Prefeitura Municipal de Caxias em realizar estas trocas de caminhões de lixo ultrapassados por estas caçambas, há contradiçoes em como manter um ganhão pão como você mesmo diz e modernizar o sistema de coleta de lixo em veículos apropriados. O que deve ser analisado para esta situção é a legislação vigente sobre aluguéis de veículos particulares desenvolvendo serviços públicos, consultar o ministério público sobre esta matéria e por fim a palavra da câmara municipal que tem papel fiscalizador do Executivo. Feito isto, e dependendo das respostas encontradas acerca desta matéria é realizar uma oposição inteligente ao gestor mostrando para a população de Caxias as irregularidades encontradas e fazê-lo recuar se for o caso. Abraços Nabi Sabá

  1. Anônimo disse...:

    Sabá,estou começando a gostar de teu blog, essa do carros de é lixo foi uma das maiores mancadas da atual administração. caxias toda já sabia de quem era cada caminhão desse, só quem não é o Prefeito, pois apresentou como sendo do Município. o que mais grave, dois secreta´rio fizeram um discurso no entender dele de arromba, um deles, chegou a dizer que , os carros eram um Marco na administração de Caxias, na verdade é um março mesmo....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu sou Cobra coral.
    Parabéns Nabi Sabá, seu comentário é muito importante e inteligente., mais procurar a câmara!!! nossa !! á acreditar que vai chover no Nordeste todo em pleno més de setembro.

  1. Anônimo disse...:

    Verdade Anonimo procurar a camara da até vontade de rir, la os caras não reclamam pois estão esperando comprarem os deles ou os beneficios q ainda estão por vir, os que reclamam são os poucos q ainda estão se mantendo na oposição que não sabemos até quando!

Postar um comentário