Minha Figura

Exclusivo: inscrições rupestres próximas a Caxias (Jornal dos Cocais)

26.5.13
No município de São João do Sóter, distante 55 km de Caxias, existe um sítio arqueológico com várias inscrições rupestres datadas do período pré-histórico.

Chegando em São João do Sóter, percorremos mais 2 km em direção ao povoado Redondo. Na propriedade onde fica o tesouro arqueológico, o Senhor Miguel Alves, morador nativo da região, nos levou até o Lajeiro do Escrivão, nome dado ao abrigo de pedra que mede 32,5m de comprimento, e atinge até 3 metros de altura.

Levamos cerca de 15 minutos da estrada até o sítio arqueológico. No caminho, feito por uma trilha na mata, podemos ver a natureza em toda a sua exuberância. Pés de angico, pindaíba, aroeira, palmeiras nativas e um belo riacho ornamentam todo o percurso fazendo de toda a área um importante destino para curiosos, estudantes, professores, cientistas, arqueólogos e amantes da natureza.

Histórias sobre lendas do lugar nos são contadas pelo senhor Miguel Alves. “Minha mãe dizia que esse local era encantado e por essas bandas se ouvia relincho de cavalo, toque de tambor, batida em cocho, galinhas e outros pássaros, mas hoje não se ouve nada disso”, revela Miguel Alves.

Em 2010 uma equipe do Centro de Pesquisa e Arqueologia do Maranhão, sob o comando do arqueólogo Deusdédit Leite Filho esteve no município para uma visita de cunho cientifico.

Os pesquisadores puderam registrar as gravuras na rocha, que representam vegetação, cena de caça onde aparece um cervídeo e outras.

“A importância de se registrar essas manifestações rupestres reside na garantia da guarda desse material para o futuro, pois há muita dificuldade de se preservar esse tipo de patrimônio, pois a própria rocha se descasca com o tempo”, declarou na época Eliane Gaspar, encarregada do serviço de arqueologia do Centro de Pesquisa.

O Lajeiro do Escrivão é ainda o único sítio do Maranhão até agora conhecido que apresenta vestígios de pintura nos sulcos das gravuras tornando a importância de sua preservação uma necessidade dos poderes públicos municipal, estadual e federal.

A prefeita de São João do Sóter, Luiza Rocha, está em busca de apoio no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, visando uma parceria para a preservação e exploração de mais pesquisas no Lajeiro do Escrivão e em toda a área em torno do local em busca de mais vestígios pré-históricos.


Ainda pouco explorado e não muito conhecido dos caxienses, o Lajeiro do Escrivão mostra-se um excelente programa de final de semana, haja vista a existência de poucos registros arqueológicos relativamente próximos de nossa cidade.



0 comentários:

Postar um comentário