Minha Figura

A auditoria da CGU e os inquéritos da PF em Caxias

24.5.13
Durante cerca de 30 dias do início de 2012, cerca de 10 auditores da Controladoria Geral da União – CGU, estiveram em Caxias investigando as prestações de contas do governo de Humberto Coutinho. Na primeira oportunidade passaram 20 dias, tendo voltado algum tempo depois e ficaram mais 10 dias onde encerraram os trabalhos.

Se debruçando sobre milhares de processos de pagamentos, os auditores pouco falavam e muito cobravam dos servidores do município por vários documentos necessários para a averiguação da lisura dos procedimentos realizados com recursos federais. Entrevistaram vários fornecedores da Prefeitura de Caxias. Fotografaram endereços de empresas que surgiam como beneficiadas de muitos recursos oriundos do governo federal.

Mergulhados nos trabalhos, os auditores federais só aceitavam das copeiras da Prefeitura água e cafezinho. Lanches, nem pensar, pois não sabiam de que recursos a oferta havia sido adquirida. “Obrigado, recebemos diárias para realizar nosso trabalho”, respondiam os auditores federais. Mas você deve estar se perguntando “o que é que uma coisa tem a ver com a outra?”. Explico agora.

Toda vez que assistimos na TV uma operação da Polícia Federal prendendo secretários, prefeitos ou governadores, isso é o resultado de um amplo e criterioso inquérito por improbidade administrativa feito pelos federais. Mas antes do inquérito da PF existe, quase sempre, uma auditoria da CGU ou do TCU. Quando encontram irregularidades gritantes, os auditores desses órgãos encaminham a denúncia ao Ministério Público Federal que consequentemente aciona a PF para auxiliar no inquérito. Daí surgem as cenas que assistimos na TV com casas arrombadas e figurões da política sendo algemados nas primeiras horas da manhã.

Os 30 inquéritos instaurados pela PF em Caxias certamente não tem nada a ver com quadrilha de agiotas agindo no município. A hipótese de ser desdobramento da auditoria da CGU feita no ano passado é enorme.

Enquanto isso, várias figuras ‘ilustres’ do município perdem noites e noites de sono com a possibilidade de serem acordados pelos “capa-preta” às 05 horas da manhã.


Essa possibilidade existe e queima diariamente uma famosa gastrite nervosa do município. Nem todo o dinheiro do mundo parece suficiente para saciar a fome de dinheiro público de alguns caxienses. A justiça tarda, mas nunca falha!

0 comentários:

Postar um comentário